Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Refeições sem férias

Crianças devem manter a rotina de tomar café da manhã, almoçar, lanchar e jantar, mesmo acordando mais tarde. Troque doces por frutas.

Rio - Longe da escola, a criançada só quer saber de se divertir nas férias. Mas o cuidado com a alimentação não deve ser deixado de lado. “A criança não pode pular refeições. Se acordou tarde, é importante que tome café da manhã mesmo assim. Três horas depois, almoce. O horário pode até ser desregulado, mas os grupos de alimentos necessários para o crescimento, não”, afirma a nutricionista Wilma Amorim.

Ela explica que o ideal é que, no café da manhã, a criança coma alimentos com cálcio, como leite, queijo e iogurte.
O prato do almoço deve ser dividido. Metade arroz e feijão, metade carne e legumes ou verduras. De sobremesa, uma fruta. “O doce não pode substituir a fruta. O ideal é que a mãe faça um acordo: só pode comer o doce se, antes, comer a fruta.”

Nas férias também é importante que a criança tome bastante líquido, como sucos naturais, água de coco e chás gelados. O refrigerante deve ser evitado. Caso queira liberar, que seja no fim de semana. A nutricionista também aconselha deixar de lado fast food e congelados. O ideal é planejar as refeições no dia anterior, junto com as crianças.

Se o filho come pouco e torce o nariz para refeições saudáveis, é fundamental que os pais observem se ele está beliscando ou comendo alimentos pouco nutritivos. Para abrir o apetite dele, estimule a prática de atividades físicas.

O caso da menina Lúcia, 6 anos, é exemplar. Ela pratica capoeira e natação. A mãe, Cibele Demicheli, 48 anos, ensina alguns truques para driblar os caprichos da menina na hora de comer. “Ela não gosta de frutas. Por isso, camuflo batendo com leite no liquidificador. Os legumes ela come na sopa. Eu também misturo leite com achocolatado no café da manhã. Mas não forço a barra. Se não está com fome, não come. Excesso também faz mal”, aconselha a mãe da menina.

ATENÇÃO
SEM PULAR
A criança deve comer de três em três horas e não pode pular nenhuma das refeições do dia.
HORA DO LEITE
Leite ou derivados, que contêm cálcio, devem sempre aparecer no café da manhã e lanche da tarde.
‘MOLEZA’
Alimentação líquida e pastosa agrada crianças que têm pouco apetite. Carne moída, sopa, vitaminas e macarrão são boas opções.
FEIJÃO AMIGO
O feijão deve estar presente diariamente nas refeições, por conter ferro.

Fonte: O Dia online

0 comentários:

Postar um comentário