Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SEMARH, CAERN e Banco Mundial discutem melhorias para o sistema Adutor Monsenhor Expedito

As obras de ampliação da adutora Monsenhor Expedito, a instalação de sete mil hidrômetros em diversas comunidades, a implantação de uma assessoria de saneamento, o combate ao desperdício de água e a automação da adutora foram os temas da pauta de uma reunião na manhã dessa terça-feira (19), entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Caern e Banco Mundial, no auditório da Semarh.

Segundo o coordenador do Programa Semiárido Potiguar (PSP) no Estado, Othon Militão, a ampliação da adutora Monsenhor Expedito é o principal projeto que o Banco Mundial está financiando através do PSP, pois trata-se da recuperação física de todo o sistema adutor e, principalmente, na implantação de um sistema de gestão para todas as adutoras do Estado. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

O sistema adutor Monsenhor Expedito dispõe de 400 km de tubulação implantadas, derivações secundárias, no entanto, foram surgindo, e que, segundo técnicos da Caern, muitas delas sem sequer terem sido autorizadas.

Para dar continuidade às discussões, uma nova reunião com representantes do Banco Mundial ficou marcada para a segunda quinzena de novembro. Na ocasião, será apresentada uma proposta de normas e diretrizes a serem adotadas pela Caern, Semarh e o Programa Semiarido Potiguar.

Captação

A água da adutora Monsenhor Expedito é captada na lagoa do Bonfim e mais sete poços instalados nas margens da própria lagoa. A adutora beneficia 162.550 habitantes distribuídos nas seguintes localidades: Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D'Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintadas e comunidades rurais. A Adutora Monsenhor Expedito distribui 1,7 mil de litros de água por hora, através de três conjuntos de bombas flutuantes e uma bateria de sete poços tubulares, instalados nas imediações daquele manancial.

0 comentários:

Postar um comentário