Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Música pode nos aproximar

Imagine uma situação em que dois parceiros estejam em vias de se irritar um com o outro. Talvez ambos tenham tido um dia difícil, talvez um tenha dito algo que foi mal interpretado. Eles ficam ali, sentados, o incômodo silêncio aumentando a tensão. Então, um deles coloca para tocar o CD favorito do casal. A música invade seus pensamentos, fazendo eles se lembrarem das alegrias que tiveram juntos. A música diminui a tensão e tem um efeito positivo sobre a emoção do casal, podendo ser uma importante e saudável forma de comunicação.
“Uma das vantagens da velhice é a sabedoria que se adquire. Aqui está uma das coisas mais importantes que aprendi: você precisa dar e receber”, afirmou Herbert, de noventa e três anos. “Esta é a minha regra de ouro”.
“E perdoar um ao outro”, acrescentou Elsie, sua mulher, que tem noventa anos.
Os dois se conheceram ainda adolescentes, num baile. A atração foi imediata, mas no namoro durou mais de um ano. “Dançávamos muito”, disse Elsie.
Os dois passaram quase toda a vida de casados lutando numa pequena propriedade do Missouri. Ambos concordam que era uma vida dura, mas feliz. Ela se lembra da campina sem árvores, das tempestades de areia e de nevascas tão fortes que eles precisavam de cordas para caminhar em segurança da casa até o celeiro. A família queimava estrume de vaca para usar como carvão. Durante muitos anos, a casa não tinha eletricidade. “Só podíamos gastar cinco centavos, uma única vez por ano, para comprar sorvete”, comentou Elsie.
“Entretanto, eu sempre tive um piano”, ela continua. “Ele tocava violino. E sabe de uma coisa? Nos momentos mais difíceis, eu começava a tocar, ele também, e nos transformávamos em adolescentes dançando num baile outra vez. Era a forma de não nos deixar abater. Nunca falou”.

David Niven, Ph. D.
(100 Segredos dos Bons Relacionamentos, ed. Sextante

0 comentários:

Postar um comentário