Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Governadora viaja à Brasília para tratar da implantação da Ufersa e estadualização do Samu

A governadora Wilma de Faria está nesta quarta-feira (24) em Brasília para tratar da aceleração da implantação do campus avançado da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) na cidade de Pau dos Ferros, e da estadualização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A primeira reunião será com o Ministro da Educação Fernando Haddad, às 10h, com o objetivo de acelerar o processo de implantação da Ufersa em Pau dos Ferros, Alto Oeste do Estado. A Ufersa é um sonho acalentado pelos pauferrenses e que irá atender a uma demanda de mais de 50 municípios. A Ufersa está hoje presente no Estado através de seu campus central em Mossoró e o campus avançado de Angicos, em funcionamento desde o ano passado. Além de Pau dos Ferros, a governadora também está viabilizando o campi da Ufersa em Caraúbas.

Às 12h, a governadora tem audiência com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para a agilização do lançamento da ampliação do Samu ainda para março em todas as regiões e municípios do Estado. O Governo já garantiu recursos para aquisição de 64 ambulâncias próprias e padronizadas para uso intensivo, operadas por equipe capacitada e preparada a prestar socorro em urgências médicas e à remoção ao hospital mais próximo em cerca de 20 minutos – tempo padrão onde o serviço foi implantado.

O sistema estadualizado do Samu será gerido por consórcio público feito entre Estado e Municípios. A adesão deverá ser assinada na primeira semana de março entre a governadora Wilma de Faria e os prefeitos de todo o Estado, para implantação no segundo semestre deste ano. Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, 10%.

0 comentários:

Postar um comentário