Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seminário discute em Natal as perspectivas para o saneamento rural no RN

Por Agência RN
Discutir os avanços e perspectivas no setor de saneamento no campo. É com este tema que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), realizará em Natal o 5º Seminário Nacional de Saneamento Rural. O evento, que é direcionado a estudantes, técnicos, instituições e profissionais da área, será aberto nesta terça-feira (24) às 19 horas, no Rifólis Praia Hotel.

Entre os objetivos do seminário estão a discussão de conceitos, experiências e técnicas aplicadas para o setor, bem como o fortalecimento das articulações entre profissionais e instituições que atuam na área. No Estado, o abastecimento das comunidades rurais é feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pela Caern.

O seminário termina na quinta-feira (26), quando será realizada, às 14h, uma visita técnica a comunidade de Lagoa de Onça, no município de Boa Saúde, para conhecer a experiência do modelo de gestão de água implantado. O modelo de auto-gestão repassa para a comunidade o papel de gerenciamento do sistema de abastecimento de água com o acompanhamento da Caern, levando água encanada para as 63 casas da comunidade.

Vantagens

As vantagens do sistema de auto-gestão são o fim do desperdício já que as casas passam a ter hidrômetros e cada um paga pelo que consome. A tarifa cobrada é diferenciada e custa R$ 4,58 para 10 mil litros de água. As pessoas são orientadas a usar para consumo de casa e não para irrigação ou pecuária. Pelo projeto, cada casa pode ter um número indeterminado de pontos de água, inclusive chuveiro.

0 comentários:

Postar um comentário