Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jovens do Mercosul querem ensino que fortaleça integração


Mais de 100 jovens dos quatro países do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai –, da Bolívia e da Colômbia entregaram hoje aos representantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul) uma declaração com propostas para o ensino médio no bloco. Os jovens, reunidos em Montevidéu desde sábado passado, integram o Parlamento Juvenil do Mercosul.
Na declaração "O Ensino Médio que Queremos", os jovens pediram a inclusão do ensino das línguas oficiais dos países integrantes do Mercosul nos currículos das escolas de cada nação. Defenderam também a integração de todos os alunos, sem distinção de nível social, etnia ou capacidade, além de transporte e merenda escolar gratuitos e obrigatórios e a garantia de uma educação pública, obrigatória, laica e gratuita.
Estágios
Foram apresentadas ainda reivindicações relativas ao mercado de trabalho, como a celebração de convênios com empresas para a realização de estágios. O grupo sugeriu também o uso dos meios de comunicação para aumentar a participação dos cidadãos. Por meio de uma página a ser criada na internet, a população dos quatro países do bloco poderá apresentar propostas e questionamentos ao Parlamento Juvenil.

0 comentários:

Postar um comentário