Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Governo Municipal e SAAE combatem focos de muriçocas

PDF Imprimir
Escrito por Assessoria de Imprensa   
A atuação das equipes se concentra no leito do Rio Trairi e nas galerias pluviais de Santa Cruz, locais onde já foram detectados vários focos. O combate é feito com a aplicação de inseticida orgânico e a eliminação da água acumulada.
Equipes do Governo Municipal de Santa Cruz e do SAAE estão realizando uma operação de combate às muriçocas, com o objetivo de reduzir o índice de infestação da população de muriçocas. A atuação das equipes se concentra no leito do Rio Trairi e nas galerias pluviais de Santa Cruz, locais onde já foram detectados vários focos. O combate é feito com a aplicação de inseticida orgânico e a eliminação da água acumulada. O acúmulo da água das chuvas e de esgoto, tanto no rio quanto nas galerias, contribui significativamente para a procriação das larvas.
A Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas instalou manilhas para melhorar o escoamento das águas do Rio Trairi, nos locais onde foram identificadas retenções.
O SAAE atua na identificação e correção dos pontos de vazamento de esgotos, evitando assim o surgimento de novos focos.

MURIÇOCAS – A Cúlex quinquefasciatus, Popularmente conhecida como muriçoca, tem sido objeto de estudo desde 1950, em virtude da sua importância médica como vetor de várias doenças, entre elas a filariose linfática humana, mais conhecida como elefantíase. O mosquito cúlex incomoda, irrita e faz com que noites mal dormidas interfiram na qualidade de vida das pessoas. Isto gera um grande incômodo social, prejudicando o potencial produtivo da população economicamente ativa.

Essa espécie é encontrada, sobretudo nas áreas urbanas e peri-urbanas, se reproduz em água estagnadas e ricas em matéria orgânica, a exemplo dos esgotos com águas servidas e dejetos que ocorrem a céu aberto, nas lagoas de águas pluviais poluídas, terrenos baldios com lixo acumulado, em residências e logradouros.

Os mosquitos nutrem-se de seiva de plantas e somente as fêmeas picam, devido à necessidade de sangue para a maturação dos seus ovos. A presença de água é fundamental para a existência de mosquitos, uma vez que é o meio pelo qual possibilita o mosquito completar o seu ciclo de vida. Outro fator decisivo é a temperatura que, ao redor de 25ºC, favorece o desenvolvimento mais rápido e há um maior número de descendentes.

Por estes motivos, a população de mosquitos tende a aumentar nas épocas de primavera e verão. As fêmeas do gênero Culex quase sempre colocam seus ovos em águas poluídas, eclodindo após 48 horas. Os ovos são colocados diretamente na água, num conjunto de 100 a 300 ovos chamados jangada, devido ao fato de ficarem flutuando. Os adultos vivem cerca de 30 a 60 dias.
combatemuricocas20072010_1
combatemuricocas20072010_5
combatemuricocas20072010_7
combatemuricocas20072010_6
combatemuricocas20072010_8

0 comentários:

Postar um comentário