Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

terça-feira, 27 de abril de 2010

Hipertensão atinge quase 100 mil

Uma doença silenciosa vem acometendo um número cada vez maior de pessoas em todo o Brasil. A hipertensão arterial ou a pressão alta, como é mais conhecida, ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.Segundo o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, ontem, no Dia Nacional de Combate a Hipertensão, nos últimos três anos a doença avançou para 24,4% da população diagnosticada com a enfermidade no Brasil. O Rio Grande do Norte tem mais de 97 mil pessoas com idades entre 15 a maiores de 80 anos portadoras de hipertensão.

A doença avançou nos últimos dez anos, de acordo com os dados do DATASUS. Segundo a subcordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, em 90% dos casos a hipertensão é hereditária dos pais, mas outros fatores influenciam nos níveis de pressão. "O consumo de bebidas alcoólicas, fumo e obesidade, além do consumo excessivo de sal podem levar à hipertensão".

No Estado, a incidência da hipertensão é maior entre as mulheres acima de 50 anos. Ainda segundo Juliana, "a expectativa de vida de uma pessoa com hipertensão é 40% menor que a de um indivíduo sadio, ao longo dos anos".

A hipertensão ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito, podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal, podendo, em alguns casos ser assintomático. Prevenção e controle - a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável, por exemplo: manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular.

O raio-x da hipertensão arterial

- A hipertensão arterial é responsável por 80% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e 25% dos óbitos por infarto.
- A idade em qua a hipertensão arterial começa a surgir é após os 30 anos. A doença, no entanto, tem atingido crianças, e o sedentarismo é um dos principais fatores

No Brasil:

- 25% da populaçao sofre de hipertensão, segundo pesquisa divulgada ontem. Os números foram colhidos junto a 54 mil brasileiros acima dos 18 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o índice pode chegar a 30%;
- Subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009, o número de adultos com a doença;
- Porcentagem de idosos doentes subiu de 57,8% para 63,2% no período;
- Segundo o estudo do Ministério da Saúde, a proporção de hipertensos é maior entre as mulheres (27,2%) que entre os homens (21,2%)

Sintomas (raramente aparecem):

Dores de cabeça, tonturas, mal estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento nasal, palpitações, falta de ar

O que se pode fazer:

- Caminhar 3 vezes por semana, de 40 minutos a uma hora;
- Praticar exercícios físicos;
- Comer fibra, que pode ser encontrada em alimentos como farelo de trigo, aveia e granola;
- Ingerir bastante folhas, frutas, verduras;

O que se deve evitar:

- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Ingestão de comidas salgadas;
- Uso abusivo de anti-inflamatórios, anticoncepcionais e anticongestionantes nasais;
- Exagero nos enlatados (milho, ervilha, azeitona, molho shoyu);

Fonte: Diário de Natal

0 comentários:

Postar um comentário