Bem-Vindo ao meu novo Blog! ! !

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Artesãos comemoram realização da IV Feira do Artesanato Potiguar

 Muita arte, música e diversão marcaram a IV edição da Feira Itinerante do Artesanato Potiguar, promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Mais de 130 artesãos tiveram a oportunidade de expor o seu trabalho ao público visitante, que foi conferir de perto o talento dos artistas da terra e se divertir, ao som de músicos como Isaque Galvão e Jorge de Altinho.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer bebidas artesanais, rendas de bilro, artefatos em palha, cerâmica, sisal, fibra de bananeira, pirografias em couro, artefatos em pedra sabão, brinquedos populares, bonecas de pano, fuxico, crochê, labirinto, esculturas em madeiras, dentre outras produções. Entre eles estava o artesão Antonio Santana, do município de Ceará-Mirim.

Há 32 anos trabalhando com talha e esculturas em madeira, “seu Santana”, como é mais conhecido, acredita que iniciativas como essas são importantes para enaltecer a arte potiguar, que muitas vezes não recebe a valorização que merece. “Tem gente que chega aqui e pergunta de onde é esse trabalho. Quando digo que é daqui elas se admiram. É por isso que precisamos de eventos como essa feira para que as pessoas possam saber quem nós somos”, explica.

A Feira Itinerante tem o objetivo de divulgar e tornar visível a produção do artesanato do Estado, viabilizando o contato direto entre artesãos e o consumidor, de maneira que a figura do atravessador se torne ausente. Até o meio do próximo ano serão realizadas mais sete feiras de promoção do artesanato potiguar, totalizando um ciclo de 12 edições. O evento é promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte, que investe anualmente recursos da ordem de R$ 2 milhões no Programa Estadual do Artesanato Potiguar (Proart).

0 comentários:

Postar um comentário